Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CRÓNICAS DO MEU QUINTAL

O meu quintal é a minha imaginação. Aí planto pequenos nadas.

O meu quintal é a minha imaginação. Aí planto pequenos nadas.

CRÓNICAS DO MEU QUINTAL

10
Ago18

Para Ficar Por Cá Mais Uns Tempos!


pequenos nadas

TESTEMUNHOS. Para Ficar Por Cá Mais Uns Tempos!

 

DSC00062.JPG

 Pombas na Rede Rota - Rio Mondego.

 

 

 

            Estive para não escrever nada sobre o acontecimento que vou expor. Depois de reflectir bastante, resolvi dá-lo a conhecer aos meus leitores.

            Já lá vão uns dias.

            No passado dia 15 de Julho de 2018, em plena Avenida Fernão de Magalhães, fui acossado por uma dor forte, excessivamente aflitiva, que me pareceu ter começado no ombro esquerdo alastrando, apressadamente, de tal sorte que toda a zona do coração ficou tomada. Pressenti que perdia o equilíbrio e a respiração tornava-se ofegante e difícil. Nunca tinha sido confrontado com tamanha intensidade de dor, não a sei descrever, era insuportável. Cambaleando dirigi-me à praça de táxis que fica junto à Rodoviária, e pedi a um taxista que me transportasse a Monte Formoso, onde, de certo, se encontraria a minha mulher para me levar, com a rapidez possível, ao serviço de urgência da Idealmed. Seriam 11 horas da manhã. Por aí.

            Os serviços fizeram um acolhimento rápido, eficiente e desembaraçado –, medicação imediata, exames e oxigénio necessários, consulta por um cardiologista que decide chamar o INEM e colocar de alerta os serviços de cardiologia dos HUC. A ambulância chegou breve: Pareceu-me bem equipada e com pessoal muito competente. Entro nas urgências e sou encaminhado, de imediato, aos serviços de cardiologia.

             Aí terei a melhor das surpresas, face à minha apreensão de encontrar um serviço menos eficiente, porventura anárquico, pois as notícias postas em jogo sobre o SNS, ultimamente, não deixavam prever coisa boa: sem o número de profissionais suficientes e competentes, estruturas físicas em estado de degradação…

            Cheguei perto das 18 horas. O que encontro eu, o que vejo eu!...Uma equipa jovem, eficiente, competente a decidir. Gente solidária, proferindo palavras certas ditas nos momentos certos, gestos acolhedores e animadores.

            Após uma análise cuidada aos documentos que lhe haviam sido apresentados pelo INEM, que relatavam a história da situação médica do eu paciente, foi enunciada uma deliberação, – sou levado para sala de intervenções, a fim de efectuar um cateterismo. Fico nas mãos de médicos que se vêm a revelar competentes, dando-me um permanente ânimo explicando o que vão fazer e para quê. Intervenção bem sucedida. Passo para o lugar de estabilização. Às 21 horas tenho alta.

            Põem-me na mão um conjunto de relatórios circunstanciados que marcam a história desse dia, deixando-me perplexo pela minúcia que encerram. Sou medicamentado pela jovem cardiologista que acrescentou na despedida: «foi tudo muito rápido, senão a coisa podia ter sido complicada». Agradeci e saí para convalescença em casa, pensando para com os meus botões: «desta safei-me e bem!»

            Sortudo dirão uns, milagre dirão outros, ou, foste no momento feliz. Não sei como classificar o instante, afirmo que foi um ensejo venturoso. É que no momento em que SNS está debaixo das críticas generalizadas, eu só posso deitar foguetes. Obrigado a todos, taxista, família, médicos, enfermeiros, auxiliares –, não os apresento pelo nome não vá algum sumir-se nas profundidades da minha memória.

            Repito o ensejo já acima descrito. Diz-se mal do SNS, pela sua organização, falta de profissionais de saúde competentes, má gestão, carências financeiras, instalações degradadas. Aceito as críticas só por quem conhece as debilidades, as viveu e reflecte sobre elas. Eu apanhei a sua parte boa e eficiente. Porventura encontrei o oásis no meio do deserto Um oásis no deserto, Para Ficar Por Cá Mais Uns Tempos!

[in O Despertar, António Inácio Nogueira]

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub